Você reza tanto quanto come?

Pe Slavko Barbaric OFM(+), em certa ocasião, nos deixou estas importantes orientações sobre a oração:

Por que rezar?

"Muitos cristãos são como um estudante que tenha esquecido o que ele queria se tornar. Imagine um estudante que queria se tornar um bom médico e, em seguida, durante os anos de estudo, ele se esquece de que ele queria se tornar um bom médico. O que está acontecendo com seus estudos? Cada hora de estudo torna-se um desperdício de tempo! Por que estudar se ele se esqueceu de que ele queria se tornar um médico? Assim, muitos não rezam mais, porque eles não sabem por que rezar! Rezar, para eles, significa perder muito tempo. Para muitos jejuar significa apenas fome e nada mais. E, claro, que se você pensa assim, com certeza não vai rezar nem jejuar. Mas quando se sabe por que rezar e jejuar, se chega muito facilmente à paz!"


"Portanto, vocês, filhinhos, rezem para que o Espírito Santo possa conduzi-los no verdadeiro caminho da alegria e da paz." (25/05/2016)

Você tem em sua casa um lugar para a oração?

"Nossa Senhora convida-nos a criar um local para a oração. É o que você já ouviu falar muitas vezes: um "cantinho" com a Bíblia, a Cruz, o Rosário... Um local pequeno onde há uma atmosfera que ajuda você a rezar. Por exemplo, a família come na cozinha ou em outro lugar e depois a mãe ou o pai diz: "agora vamos para o nosso cantinho de oração." Ali é também mais fácil de se concentrar, entrar na oração. Mas veja: quando você construiu sua casa, você pediu ao seu arquiteto para pensar em tudo. Nos países mais ricos também estão pensando num lugar para colocar um segundo carro, um terceiro. Mas quem pediu ao seu arquiteto para criar um espaço para a oração? Ou talvez quando você tinha que comprar uma casa, você olhou antes onde você poderia criar um local para a oração? O importante é entender que devemos rezar em família e, portanto, precisamos ter um lugar (em casa) para oração."

"Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á." (Mt 6,6)

Reze porque você quer

"Nossa Senhora também nos convida à oração pessoal. A oração pessoal é a oração que você faz com amor, para a qual você se decidiu com amor. Assim, a sua oração não vai depender da oração dos outros - se outros rezam ou não -, porque você vai rezar por que tomou a sua decisão pessoal com amor."

"Decidam por um novo começo, um começo de amor sincero a Deus." (02/01/2010)

Você reza tanto quanto come?

Temos de ser honestos: a oração entre os católicos está em crise. Muitos não rezam, nada! Muitos dizem que rezam, mas quando você pergunta: "quanto você reza em um dia?" Muitas vezes respondem: "um sinal da cruz, a oração do anjo, Ave-Maria" e é isso! E eles dizem: sim, eu rezo! Quem faz isso não pode dizer que reza. A oração é um encontro com Deus e se vamos encontrar uma pessoa, precisamos ter tempo. Em vez disso, nos desculpamos, dizendo que não há tempo. Nós católicos somos especialistas nesta desculpa: não tenho tempo! Ultimamente, falando sobre oração, digo o seguinte: se os católicos começassem a comer o quanto eles rezam, em duas semanas, dois terços dos católicos estariam no além e um terço permaneceria com o pároco, isto se admitirmos que o pároco tivesse sobrevivido. Tenho certeza que muitos de nós estaríamos mortos se tivéssemos comido tanto quanto rezamos; E na nossa sepultura se deveria escrever: "Aqui ele encontrou sua paz, um bom católico que era honesto e decidiu comer tanto quanto ele rezava." Mas, se começamos a rezar, quanto nós, é claro, a situação muda!

Mas Deus criou o nosso coração e a nossa alma para que possamos encontrar as necessidades diárias com Ele. Aquele que não come morre. Quem não tem contato com Deus, está espiritualmente morto, não pode amar, não pode perdoar, não pode ter paz. É por isso que Nossa Senhora nos pede para responder ao seu chamado para a oração, porque Ela quer que seus filhos vivam, que as famílias possam viver a, mais tarde, que o mundo possa viver em paz, sempre."

"Queridos filhos! Hoje eu os estou chamando a rezarem pela paz: a paz nos corações humanos, paz nas famílias e paz no mundo." (25/01/2017) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário