Antes de me julgar

Olá amados, salve Maria Imaculada! Trago no peito um misto de alegria, gratidão e responsabilidade cada vez que me sento diante deste computador para expressar aquilo que Deus tem "gritado" em meu coração. Hoje, de maneira especial, partilho e aprofundo um texto de Clarice Lispector. Bom proveito a todos!
"Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e as minhas alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz. E então, só ai poderás julgar. Cada um tem a sua própria história. Não compare a sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida."

Das muitas capacidades do ser humano, umas usadas para o bem e outras nem tanto, a que mais ele tem usado e "aperfeiçoado" é a capacidade de julgar. Com facilidade julgamos nosso próximo, suas atitudes, seu modo de levar a vida. Vinha refletindo sobre isto há alguns dias e este texto de Clarice Lispector veio textualizar minhas impressões e sentimentos. Dentro da missão que Deus me deu me deparo muitas vezes com situações das quais saio extremamente envergonhado de mim mesmo. Ás vezes olhamos algumas pessoas e suas atitudes e logo julgamos e condenamos e de repente, quando sentamos com elas, olhamos nos olhos e ouvimos os fatores e experiências que as conduziram ao que aparentemente são e fazem hoje em dia, percebemos o quão precipitados fomos no julgar.
Quantas vezes olhamos com preconceito e pré julgamento para aqueles que aparentemente fogem ao padrão que criamos devido á mentalidade que trazemos, muitas vezes não formada na Caridade, mas deformada pela lei. Como olhamos para um casal de segunda união? Uma solteira que engravidou? Um cara cheio de tatuagem? Uma pessoa de outra religião? Um ex-presidiário? Um dependente químico? Um ateu? Alguém que toma uma atitude que nos surpreende, que não esperávamos, que não tomaríamos?
Confesso a vocês que tenho refletido muitíssimo sobre isso. Convido cada um ao mesmo. Não estou aqui "assinando em baixo" de tudo. Não estou liberando nada, mesmo por que, quem sou eu? A Igreja é mãe e sábia em tudo que orienta! Ouça sempre a Igreja!!! Estou escrevendo que nós, cristãos, precisamos rever nossas atitudes e posturas. Não julguemos ninguém. Muitas vezes não conhecemos o passado e a história daquela pessoa. "Não julgue minhas escolhas, pois você não conhece os meus motivos."
Fico por aqui pedindo a Deus a graça da conversão sincera a cada dia e desejando que sejamos Igreja, de preferência sem julgar ninguém... Um beijo de Jesus pelos lábios de Maria


Deidimar Santos de Maria

3 comentários: